Vou usar esse espaço para fazer propaganda de um projeto bonito iniciado por amigos e que espero que dê muito certo.
Começa no próximo domingo o primeiro festival de cinema e música brasileira em Stuttgart, o Film erzählt Musik. Em menos de seis meses, os organizadores conseguiram montar uma programação de fazer inveja a muitos eventos já consagrados, ganharam o apoio da prefeitura e de patrocinadores importantes para levar à frente um projeto de catacterísticas inéditas na Alemanha. Como o nome já diz, o objetivo é apresentar filmes, na maioria documentários, que mostrem a variedade da música brasileira. Mas a atração especial é a série de shows que complementa o programa. Depois de assistir ao show de Naná Vasconcelos, por exemplo, o público poderá ver o filme Diário de Naná no dia seguinte. Ou ouvir de perto a música fantástica de Chico Chagas depois de ter sido apresentado ao acordeão brasileiro na véspera, no documentário O Milagre de Santa Luzia.
Na minha lista pessoal, já está marcado o Palavra Encantada, que ainda não vi.
A festa de encerramento será o show de Simoninha e Max de Castro na sexta-feira 13 — número de sorte, ao contrário do que muitos pensam. O filme sobre seu pai — Simonal, Ninguém sabe o duro que dei — estará na mostra um dia antes.
Estou torcendo para que o festival seja um sucesso. Além da qualidade da programação, o carinho e a dedicação das pessoas envolvidas no projeto merecem uma recompensa.
Uma visita ao site também vale a pena, mesmo para quem não entende alemão. Ele ficou lindo.
Beti, essas programações boas e sem complicações de organização só na Alemanha mesmo…
Flávia, engraçado você escrever isso, pois a opinião geral costuma ser justamente o contrário. Como tudo na Alemanha tem que ser planejado com antecedência, as pessoas acreditam que nada pode ser realizado em curto prazo – o que, frequentemente, é verdade.
Acho que aqui ajudou a fé inabalável dos organizadores no sucesso do evento. Conseguiram contagiar os patrocinadores.
Mas seria interessante ouvir mais opiniões a respeito.