Stress ou estresse?

É a Bete falando.

Estava eu outro dia no skype, contando ao meu marido as peripécias dos meus últimos confrontos com a baderna e a burocracia brasileiras, quando ele de repente me diz:  “Mas o que há com você? Nunca te vi tão estressada!” Eu olhei para a minha imagem no cantinho do monitor e vi que ele tinha razão. Aquela mulher meio descabelada e tensa ali não era eu.  Ou será que era?

Sempre pensei que estresse era uma coisa que só aparecia na minha vida quando estava na Alemanha. Explico: lá eu tenho uma sensação constante de premência, de correr atrás do tempo, de estar resolvendo uma coisa já pensando nas que vêm pela frente. Há teorias que explicam isso. O antropólogo Edward T. Hall, por exemplo, afirma que um dos aspectos importantes para entender uma cultura é a sua percepção de tempo. Ele divide culturas em policrônicas e monocrônicas. Os alemães pertenceriam ao último grupo. Para eles, o tempo é uma coisa linear, com começo, meio e fim definidos. Por isso,  a agenda, o planejamento e a execução de tarefas uma após a outra, dentro do tempo previsto,  são tão importantes. Se você vive nesse sistema e quer ver as coisas funcionando para o seu lado, é melhor adaptar seu reloginho interno a essa realidade.

O mesmo autor situa culturas “latinas” — e lá estamos nós, brasileiros — no lado dos policrônicos. Para esses, o tempo é como borracha, uma coisa mais ou menos amorfa que você pode esticar ou espremer, conforme a necessidade do momento. Para essas pessoas, o que acontece agora geralmente tem prioridade e elas são capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo sem sofrer muito com isso. Aquelas expressões  “o que passou, passou” ou “o que será, será” não são apenas clichê, elas exprimem verdadeiramente um jeito de estar no mundo.

Para mim, que cresci em meio a um bando de policrônicos, é natural que a convivência com monocrônicos produza estresse. Eu não sabia a diferença que um mísero minuto pode fazer, até chegar no ponto de ônibus às 14.43 e descobrir que tinha perdido o das 14.42 e teria que ficar esperando 20 minutos na neve e a uma temperatura abaixo de zero. Isso é stress, à moda alemã. Porque estresse é outra coisa.

Estresse é o que eu estava sentindo enquanto relatava meu desespero no skype. O que tinha acontecido para eu ficar naquele estado foi mais ou menos isso:

Há semanas eu vinha tentando solucionar um problema simples com minha operadora de celular. Depois de ter tentado várias vezes pela internet, de ter mandado e-mails e telefonado, haviam me dito que eu poderia resolver tudo facilmente numa loja da operadora. Beleza, pensei! Eu tinha um compromisso no centro da cidade. Dali, pegaria o ônibus até um shopping onde, segundo a atendente havia me garantido,  havia uma loja para resolver meu problema. Lá chegando, porém, nada feito. Embora a loja fosse aquela mesmo, a questão tinha que ser resolvida pela central de atendimento telefônico. Ou seja, eu teria que ligar pela centésima vez, repetir toda a ladainha, começar tudo de novo. Aquilo já durava mais de um mês! Em vez de pular no pescoço do funcionário, eu disse que então preferia cancelar meu plano. E a resposta foi que isso também era coisa que só a famigerada central de atendimento poderia resolver. Saí dali fumegando, atravessei a cidade, peguei uma barca lotada, cheguei em casa encharcada pela chuva e resolvi esquecer a coisa por uns dias, pois ia passar o fim de semana na casa da minha irmã, pertinho da praia. Tinha um serviço pequeno para entregar na segunda-feira, que levei comigo e terminei sem problemas. No domingo, voltei de ônibus para a Ilha com minha mãe e escapamos de um toró que fechou o aeroporto. Só que, chegando em casa, não havia luz. Sem luz, necas de internet. Tudo bem, pensei, amanhã cedo a luz já voltou e eu mando o serviço. Mas, como vocês já devem estar adivinhando, a luz não voltou. Depois de uma noite passada com um calor infernal, com portas e janelas da varanda fechadas, pelo risco de assalto na escuridão, saí cedo para o próximo shopping, na esperança de encontrar uma praça da alimentação com tomadas para recarregar o notebook e acesso à internet. As tomadas estavam lá, mas a internet resolveu tirar férias naquele dia. Tomei um guaraná, para não sair dali de mãos abanando, e voltei frustrada, angustiada com a entrega do serviço e totalmente estressada. Horas depois, a luz chegou e foi então que liguei para o meu marido.

Estresse no Brasil, para mim, é isso: a convivência diária com a mais total insegurança. Não a tão falada insegurança ligada à violência. Essa, obviamente, também tem seu papel — não fosse por ela, eu teria dormido melhor com as janelas abertas. Mas o duro mesmo é você acordar de manhã pensando que vai fazer isso e aquilo e descobrir que você não decide nada, e que deve dar graças a Ele lá em cima se conseguir voltar para casa, pelo menos, de pés secos. É a insegurança de tentar planejar, sabendo que tudo pode e provavelmente vai sair ao contrário. A insegurança de saber dos seus direitos, mas saber também que nem todo mundo está ligando para isso. Coisas pequenas, como pagar 25 reais por uma recarga do seu pré-pago, o código ser recusado como inválido e ninguém dar jeito nisso, mesmo que você tenha feito tudo direitinho. Coisas como ver a insulina da sua mãe se estragar na geladeira e não conseguir falar com alguém na Light para ter uma previsão de quando a luz vai voltar. Coisas como pedir uma informação em órgão público e ouvir três respostas diferentes no mesmo departamento.  Isso é estresse.

Para relaxar, eu tento ver o que eu ganho no meio disso tudo. O jogo de cintura policrônico já foi vantagem várias vezes na Alemanha. Por outro lado, foram os monocrônicos que me ensinaram a usar de verdade uma agenda, e foi com eles que descobri que uma hora não tem mais ou menos 60 minutos. São 60 e ponto final. Não acredita? Então pergunte a um motorista de ônibus alemão!

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7 Comentários

Arquivado em Alemanha, Brasil, Cultura, Hábitos, Uncategorized

7 Respostas para “Stress ou estresse?

  1. Marion

    Bete, está supimpa esse teu desabafo: tens minha total solidariedade. Não sei se isso te ajuda, acho que não, mas espero que traga algum conforto você saber que tem gente (e não deve ser pouca) que te entende perfeitamente e que se sente um pouco consolada ao saber: ah, não é só comigo.

    Infelizmente não vejo um fim para essa baderna e burocracia brasileiras. Elas sempre existiram, mas agora, informatizadas, tudo ficou pior. Não há mais espaço para o “jeitinho” que tornava a vida suportável frente a tantas incongruências; muitos que o condenavam, hoje sentem saudades.
    Beijos,
    Marion

  2. André

    Bete,

    Quando resolvi que iria voltar ao Brasil, também tive de me confrontar com essas situações. Mas como já falamos várias vezes nas nossas conversas via Skype, isso é algo que vai demandar muito tempo para mudar na cultura brasileira. É algo que necessita de muita educação para mudar e isso não vai acontecer da noite para o dia. Essas situações frequentemente têm lugar quando se trata de operadoras de telefonia e funcionários públicos. Tenho um amigo que costuma perguntar se conheço alguém importante para resolver o problema e ele o faz da seguinte forma “já tentou acionar alguma força superior?”. É engraçado e triste ao mesmo tempo porque é assim mesmo! Se você conhecer algum funcionário público importante, seu problema vai ser solucionado rapidamente. É isso e pronto! Quem quer retornar ao Brasil para viver por aqui tem de se acostumar a esses “detalhes”. Eu tenho comigo que não devo ficar alienado com relação à política ou à cultura brasileira, mas vou fazer de tudo para não ficar me irritando com esses, digamos, “lapsos” da cultura…

  3. Flávia Saretta

    Bete, ainda não li todo o texto. No skype? Mas onde é que cada um estava?

  4. Marcos

    Bete,

    ótimo post! As diferenças entre o “tempo lógico” alemão e brasileiro sempre me fascinaram.

    Abraço,
    Marcos

  5. Patricia

    Já vi que o post é de 2010, mas problemas com operadoras são uma constante (pelo menos na minha vida), fica a dica: da próxima vez ligue para a Anatel (1331) com o protocolo da reclamação na sua operadora. É a única forma de resolver as coisas bem rapidinho (a minha operadora inclusive tem um departamento com atendentes incrivelmente bem educados e solícitos só para atender as reclamações que vão parar na Anatel).

    • Ai, Patricia, se tivessem me dado essa dica logo, provavelmente hoje eu nao teria tantos cabelos brancos (devidamente tingidos, é claro). Mas você tem razão. Em algum ponto da minha epopeia, alguém sugeriu mencionar a Anatel, o que eu fiz em um dos muitos e-mails desesperados. Foi o “abre-te Sésamo”! Responderam logo e resolveram meu problema em 48 horas. Mas é triste constatar que só reagem a ameaças, quando deveriam apenas cumprir o seu dever.
      Obrigada pela visita e volte sempre, a casa é sua! 🙂

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