Mercado casamenteiro

As estatísticas dizem que cada vez mais casamentos acabam em divórcio. Mas parece que o pessoal não desanima e o número de casais dispostos a assinar o papel e trocar alianças não diminui.

Eu podia começar a contar agora casos do intercâmbio casamenteiro Brasil-Alemanha, o tema certamente dá bons tópicos. Mas vi hoje uma reportagem na TV alemã que me chamou a atenção e vou falar de um lugar que nem conheço: Israel.

Eu já sabia que existe na Dinamarca um verdadeiro turismo nupcial de casais, geralmente brasileiras e alemães frustrados com os obstáculos da burocracia alemã. E os casamentos “exóticos” em ilhas do Caribe ou do Oceano Índico também não são mais novidade. Mas agora fiquei sabendo que em Israel o casamento civil não existe, ou melhor, este e vários outros atos civis estão subordinados à religião. Casar, só com cerimônia religiosa judaica. Só que nem todo mundo lá é judeu. E esse pessoal, faz o quê?

Esse pessoal compra uma passagem para o Chipre. São apenas 40 minutos de viagem, compra-se o pacote completo, com registro civil, champanhe e hotel, e o assunto está resolvido. Pode não ser muito romântico, as filas podem ser grandes e a cerimônia não dura mais que uns cinco minutos, sem falar que repetir a fala do juiz cipriota em inglês é uma experiência quase tão inesquecível quanto o próprio casamento — sério, vendo a reportagem, não entendi uma palavra. Enfim, a coisa funciona, os casais voltam felizes e o Chipre descobriu uma nova fonte de renda. Em algumas cidades, os negócios gerados pelos casamentos de casais israelenses já representam 25% do orçamento.

É pena o vídeo não estar disponível, mas o texto da reportagem está no site do canal ZDF para quem quiser conferir.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Mercado casamenteiro

  1. Adorei o blog de vcs.
    Como possuem tanto conhecimento sobre autores que tratam de conceitos culturais?
    Trabalho com adaptacao cultural e carreira internacional.
    De vez em qdo virei dar uma “espiada” rs

    Abracos

    Graziele Zwielewski

    • Olá, Graziele.
      Obrigada pela visita e volte sempre. É bom saber que o blog encontra novos leitores e que o conteúdo desperta interesse. Assunto não falta, mas às vezes tempo para escrever.
      Parabéns também pelo seu blog, muito interessante.
      Abraços
      Bete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s